SINDSEMS PROMOVE LIVE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SUS E OS DESAFIOS DOS ACS E ACE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Nesta sexta-feira (24/07), o Sindsems realizou uma live abordando a importância do SUS e os desafios e dificuldades que a categoria dos agentes de endemias e agentes de saúde estão enfrentando nesta pandemia.
O Diretor do Sindsems, Célio Brito foi o responsável pela apresentação da live, o debate contou com a presença de Gilvan Azevedo (presidente do Sindsems), Gilcélio Paiva (Vice-presidente do Sindsems), Ilda Angélica (presidente da CONACS), Mario Sérgio Alves (presidente da Associação dos agentes de endemias), Tadeu Arruda (Diretor do Sindsems) e Solange Ponte (Diretora do SindSaúde).
Gilcélio Paiva iniciou a conversa agradecendo e saudando a todos (as) os (as) presentes, e pediu um momento para homenagear sua colega de profissão, a Agente de saúde, Rosângela, conhecida carinhosamente como Dodô, que infelizmente faleceu em maio deste ano. O Vice-presidente falou da falta que sua amiga faz a todos que a tiveram no convívio, além da sua linda atuação e trajetória na categoria dos ACS.
Em tempos de pandemia, sabemos da importância das categorias dos ACS e ACE, agindo e acalmando a população, ensinando sobre autocuidado e responsabilidade. Não se pode esquecer também da importância do SUS, para estes profissionais e para a população em geral.
Os participantes discutiram sobre o trabalho das categorias, que sempre estiveram presentes nos mais diversos contextos, alguns até de difícil acesso, comparados aos locais mais centrais.
Mesmo não tendo o mérito merecido, os ACE e ACS cumprem constantemente suas atribuições, quanto à informação, orientação e até mesmo intervenção, quando é preciso, contribuindo para que a comunidade possa receber o melhor resultado possível durante este momento difícil, que é o enfrentamento da covid-19.
Para quem não assistiu a live, aí está o link: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1145795175805800&id=1630648460510497