Sindicato participa do Seminário para Constituição de Conselhos Municipais das Cidades.

Nesta quarta-feira, dia 21 de maio no Centro de Convenções de Sobral aconteceu um Seminário para constituições de conselhos das cidades onde vários municípios da região norte estiveram participando desse evento.

Para a diretora do sindicato Jani Rodrigues (foto) esse seminário veio em boa hora, pois tem que ser feito muita coisa no que diz respeito a mobilidade urbana, saneamento básico entre outros e principalmente o fortalecimento do controle social.

O objetivo desse encontro será a criação dos conselhos das cidades em cada município até 2015, pois a não criação desse conselho vai impedir o repasse das verbas do Ministério das Cidades para os municípios que são necessários para garantir a estruturação mínima a futura constituição do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, que vai articular as instâncias de participação social das cidades entre as três esferas de governo.

Segundo o representante do ConCidades Estadual kico Lopes o objetivo principal da construção desses conselhos é “Ampliar a participação popular, garantir a descentralização do poder e exercer o controle social. Enfim, a atuação do Conselho fortalece a sociedade democrática”.