Sindicalista participa de mobilização nacional em defesa do SUS

A Plenária teve como principal objetivo ampliar a participação popular, mobilizando a sociedade em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por Ocleciano Marçal

Aconteceu em Brasília, nos dias 27 e 28 de maio, a XVIII Plenária Nacional de Conselhos de Saúde Ampliada, que teve como principal objetivo ampliar a participação popular, mobilizando a sociedade em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), e reafirmando como universal público e de qualidade.

Entre alguns pontos que foram discutidos na programação da Plenária: debates sobre saúde, direto e equidade no SUS; utilização do espaço das Conferências de saúde para fortalecimento da participação e do controle social em saúde; criação de uma agenda estruturante para o SUS, tendo como ponto de partida a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e a 15ª Conferência Nacional de Saúde.

A plenária reuniu cerca de dois mil participantes de movimentos sociais e populares. Entre a representação de Sobral, o secretário de juventude do Sindsems, Carlos Tabosa, que também é membro do Conselho Municipal de Saúde no segmento trabalhador.

A participação das organizações populares na grande plenária consolidou a representação da sociedade civil nas discussões sobre o SUS, já com um olho na XV Conferência Nacional de Saúde. Tudo para fortalecer a participação popular na Conferência.

Com informações da assessoria de comunicação do Sindsems.