Piso salarial dos professores tem previsão de reajuste em 22% para 2015

O reajuste do piso salarial do magistério será de 22%, elevando o valor dos atuais R$ 1.697, 39 para R$ 2.019 para os professores que cumprem carga horária de 40 horas semanais.

A informação foi dada pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, em apresentação feita em evento no Rio Grande do Sul.

De acordo om Ziulkoski, o piso vai promover impacto de R$ 11 bilhões na folha do magistério. “Equivale a dois FPM [Fundo de Participação dos Municípios]”, calculou o líder municipalista. E ao mencionar no Fundo, o presidente da CNM aproveitou para chamar a atenção dos prefeitos para a sazonalidade do FPM, que a partir de junho tem drástica redução, e só volta a se recuperar em novembro.

“O ideal seria fazer uma média de gasto mensal”, aconselhou Ziulkoski. Isso, de acordo com ele, ajudaria os gestores a manterem o equilíbrio das finanças municipais.

Na ocasião, o presidente da Confederação também apresentou dados gerais dos Municípios brasileiros, como por exemplo: atualmente, existem um milhão de cargos da função docente – professores – e um quarto das despesas das prefeituras está comprometida com o magistério.

Veja o quadro com a evolução do Piso salarial dos professoresnos últimos anos:

Fonte: CNM