Guardas Municipais trabalham a proposta de reajuste salarial

Integrantes da Guarda Municipal de Sobral, estiveram reunidos na noite de terça-feira (13), na sede do Sindsems, no centro da cidade, para elaborar suas propostas da campanha salarial 2019, para a categoria. Atualmente, a categoria recebe como piso salarial de início de carreira R$910 reais, menos que um salário mínimo nacional.

Segundo o representante da categoria no sindicato, Erivelton Sousa, que coordenou a assembleia, o piso pago aos guardas municipais de Sobral, é o mais baixo do estado.

Para a gestão municipal, as cobranças dos representantes da guarda municipal não condiz com a realidade, uma vez que a categoria tem como piso salarial base de R$910 reais, e mais um risco de vida de 50%, acrescido de mais 50% de produtividade, ninguém ganha menos que R$1.820,00 de remunerações. E os que fazem horas extras podem chegar a R$2.500,00. Rebatem.

Em recente Formatura Geral da Corporação, o Comandante Adriano Fernandes, justificou como impedimento inicial para aplicar o piso salarial da média do nordeste, a ausência de orçamento e um estudo técnico aplicado.

Contudo, o prefeito de Sobral, Ivo gomes (PDT), havia prometido na campanha eleitoral, criar o piso salário referência da média do nordeste para a Guarda Municipal, mas a proposta, ao que parece, esbarra na falta de orçamento.