Continuando a luta para conseguir direitos e garantias para os servidores do município o Sindsems apresentou a Carta Compromisso para setores da Administração Municipal

O Sindicato dos servidores públicos municipais de Sobral – SINDSEMS, está em constante atuação para garantir conquistas aos servidores de todas as categorias assistidas pelo sindicato. Na eleição para o mandato municipal foi apresentada para os candidatos a prefeitura a Carta Compromisso, documento criado pelo SINDSEMS que procura garantir conquistas como, revisão do plano e cargo de carreiras, negociações salariais, continuidade ao que já foi conquistado e demais direitos e garantias de melhorias para os servidores municipais.

O então Prefeito de Sobral, Ivo Gomes, assinou o documento durante a campanha de 2016 e com a nova gestão do poder executivo municipal, o Sindsems começou a dedicar-se para o cumprimento de tudo descrito na carta, marcando reuniões com o novo secretariado composto pelo Prefeito de Sobral.

O Primeiro encontro foi com o Secretário de Educação, Herbert Lima, no dia 11 de janeiro, no momento foi discutido:

• Estabelecer uma política permanente de combate ao assédio moral em todos os setores da administração pública;
  • Acabar com a descompressão do Plano de Cargos e Carreira dos Professores – o Secretário solicitou ao SINDSEMS que fosse incluída no Plano de Cargos e Carreira do Magistério o nível de Doutorado, tendo em vista que existem servidores da educação com o nível de doutorado e também muitos outros que ingressarão e o que é mais importante, o incentivo aos demais servidores;
  • Negociar concurso público em todas as áreas- o objetivo é garantir os direitos trabalhistas de todos os servidores como zeladora, merendeira, vigias, serviços gerais, eletricista entre outros.
  • Garantir o pagamento da data base para o 1º dia útil de cada mês – esta luta é de iniciativa de SINDSEMS que considera que ao encerrar o mês, todos os servidores já iniciam o mês subsequente com todos os compromissos a serem cumpridos e que tem como parâmetro o pagamento dos servidores estaduais.

Dia 12 de fevereiro, o encontro foi com o Secretário de Cidadania e Segurança Major Erlânio Matoso, dentre os pontos conversados estava a de:

• Estabelecer uma política permanente de combate ao assédio moral;
  • Acabar com a descompressão do Plano de Cargos e Carreiras da GCMS (Guarda Civil Municipal de Sobral);
  • Garantir à data-base no 1º dia útil de cada mês e outros assuntos relevantes a categoria que não estavam na carta.

O terceiro encontro foi com o Chefe de Gabinete Doutor David Duarte, dia 17 de janeiro, em todo momento ele esteve de acordo com as propostas e mostrou-se aberto as reivindicações contidas no documento.

Dia 24 de janeiro, o encontro foi com o Secretário Jorge Trindade da Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMMA), também acatou as propostas levadas pelo o sindicato. No mesmo dia a Diretoria do SINDSEMS reuniu-se com a Vereadora Alessandra Ponte, que mostrou interesse pelo o conteúdo do documento e o considerou como ato promissor. A parlamentar se mostrou empenhada em solicitar concursos públicos na área da saúde a fim atender aos profissionais de Enfermagem e rever questões relacionadas ao Plano e Cargo de Carreira para a categoria, assim também como valorizar todos os servidores público.

No dia 08 de fevereiro a diretoria do sindicato esteve com o prefeito de Sobral Ivo Gomes e o secretário de gestão Inácio Ribeiro para negociar sobre a proposta salarial dos servidores públicos de Sobral, o Decreto 1815, as estratégias contidas na carta compromisso.  Na reunião foram tratados de assuntos de todos os segmentos da administração pública municipal e sobre as próximas indicações de projetos de leis que serão enviadas para a câmara municipal de Sobral.

Consta ainda na agenda do SINDSEMS outras datas confirmadas para reunir-se com demais secretários da administração pública e demais vereadores, portanto, o Sindicato dos Servidores Municipais de Sobral continua seus trabalhos e em breve divulgará mais encontros.

Sindsems na luta!