A Campanha Setembro Amarelo busca conscientizar e alertar a população brasileira sobre o suicídio

Setembro foi escolhido o mês de combate ao suicídio pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Conselho Federal de Medicina (CFM) e PELO Centro de Valorização da Vida (CVV), tendo suas primeiras atividades em 2014, com finalidade de criar campanhas e eventos que buscam alertar a população da realidade do suicídio e a ajuda necessária para combatê-lo.

Considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um problema de saúde pública, o suicídio é o responsável por 1 morte a cada 40 segundos no mundo e atinge mais de 800 mil pessoas por ano. Para cada suicídio, há um número maior de pessoas que fazem tentativas a cada ano. Ainda segundo a OMS essa é também a principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. No Brasil, segundo o site da campanha, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Segundo a OMS 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos.

Segundo dados de 2016 do 10º Anuário de Segurança Pública, o Ceará é líder no nordeste em casos de suicídio e o quinto em todo Brasil, com 533 casos registrados em 2015, teve aumento de 9,2% em relação a 2014, uma média de seis casos por 100 mil habitantes. Por isso é importante trabalhar campanhas de alerta para pessoas que sofrem algum problema emocional e também direcionar pessoas que convivem com indivíduos que sofrem com esses problemas para emitirem ajuda de imediato.

Faz-se necessário tomar conhecimento do artigo Art. 122 do Código Penal – Decreto Lei 2848/40, diz que Induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou prestar-lhe auxílio para que o faça: Pena – reclusão, de dois a seis anos, se o suicídio se consuma; ou reclusão, de um a três anos, se da tentativa de suicídio resulta lesão corporal de natureza grave”.

Em Sobral o órgão que trabalha em prevenções e ajuda pessoas a combaterem um eventual suicídio é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que funciona no Antigo fórum, sala 4 e conta com 13 voluntários que disponibilizam 4 horas do seu tempo para atender os que procuram por apoio emocional e emotivo.

EVENTOS PROMOVIDOS PELO CVV SOBRAL EM 2017:

Sábado: 09/09/2017 – Beco do Cotovelo (manhã) – Panfletagem

Domingo: 10/09/2017 – Arco (noite) – Panfletagem

20 de Setembro – Palestra na Universidade Vale do Acaraú

Para os interessados que queiram se voluntariar ao CVV é necessário ter mais de 18 anos e disponibilidade de tempo para fazer um treinamento, logo após, será apto a ser voluntário. Endereço: Rua Anaízio de Andrade, Antigo fórum, sala 4. Entre em Contato pelo o número: 3611-4111.

Se você passa por isso ou conhece alguém, converse e procure ajuda. Falar é a melhor solução!